VACINA SERTÃOZINHO

Mobirise page builder - Find more

Pergunta: Posso escolher qual vacina tomar?
R: Não, os lotes são específicos para cada grupo, não é possível alterar.
Pergunta: Quais vacinas serão aplicadas em Sertãozinho?
R: Por enquanto, duas vacinas estão disponíveis no município: a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Pergunta: Qual o limite de tempo para tomar a segunda dose das vacinas?
R: Vacinas como a CoronaVac, a da Oxford/AstraZeneca, são administradas em duas doses. No caso da Coronavac (que no Brasil é produzida em parceria com o Instituto Butantan), a recomendação é de que a segunda dose seja aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira, já a da Oxford/AstraZeneca o prazo é de 90 dias.
Pergunta: Corro risco de pegar COVID-19 ao tomar a vacina?
R: Não, nenhuma das vacinas em uso contra a COVID-19 são capazes de causar a doença.
Pergunta: Há efeitos colaterais ao tomar a vacina?
R: Como todo medicamento, as vacinas também podem causar efeitos colaterais. A maioria deles é leve e de curto prazo, e nem todo mundo apresenta esses sintomas. Apesar disso, mesmo se você tiver sintomas após a primeira dose, ainda precisará receber a segunda dose. Entre os efeitos colaterais mais comuns, estão: - sensação dolorosa no braço em que você recebeu a vacina. Essa dor tende a ser pior em torno de 1 a 2 dias após a vacina - cansaço - dor de cabeça - dores gerais ou sintomas leves de gripe Embora a sensação de febre não seja incomum por 2 a 3 dias, febre alta é incomum e pode indicar que você tem covid-19 ou outra infecção. Se seus sintomas piorarem, fale com seu médico.
Pergunta: Acho que estou doente. Posso tomar a vacina mesmo assim?
R: Se você apresenta sintomas gripais ou febre, você não deve tomar a vacina, procure seu médico.
Pergunta: Estou com COVID-19. Posso ser vacinado?
R: Não, só depois de 28 dias do inicio dos sintomas, claro se não apresentar mais nenhum, você poderá ser vacinado.
Pergunta: Sou gestante ou estou amamentando. Devo tomar a vacina?
R: Gestantes só poderão ser vacinadas com autorização médica por escrito. Mulheres que amamentam poderão receber a dose, porém devem estar cientes que não existem estudos para este grupo.
Pergunta: Menores de 18 anos podem vacinar?
R: Não, a vacina contra o COVID-19 não é indicado para menores de 18 anos.
Pergunta: Pessoas com câncer, transplantados ou imunodeprimidos. Podem tomar a vacina?
R: Sim, mas o Ministério da Saúde adverte que a vacinação somente deverá ser realizada com prescrição médica.
Pergunta: Depois de tomar a primeira dose da vacina, posso deixar de usar máscara ou fazer distanciamento social?
R: Não. A imunização contra o coronavírus não é imediata; nosso corpo demora de dez a vinte dias para criar anticorpos que poderão combater o vírus. Ainda que a primeira dose lhe dê um bom nível de proteção, ela só é garantida a partir da segunda dose. Mas mesmo depois de completarmos a dupla inoculação, teremos que continuar usando máscara, higienizando as mãos regularmente e praticando o distanciamento social por algum tempo, afim de não colocar novas vidas em perigo. Isso porque não é certeza de que quem tomou vacina não possa carregar o vírus e transmiti-lo para outras pessoas.
Pergunta: Posso tomar a primeira dose de um laboratório e a segunda de um outro laboratório?
R: Cada vacina foi produzida com uma técnica específica, estimulando diferentes tipos de defesa no corpo humano, por isso, a segunda dose deve ser a mesma da primeira.
Pergunta: Na hora de fazer meu cadastro coloquei um dado errado, o que devo fazer?
R: Caso você tenha preenchido a idade errada e por isso não consegue prosseguir , você deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Agora, se você conseguiu agendar mas precisa alterar um dado, basta levar o documentação original no dia marcado.

© Copyright 2021 FC INFORMÁTICA. Todos os direitos reservados.